As rodas e os pneus dos veículos são um alvo e tanto para os incidentes de roubo. Eles também sofrem muito desgaste ao longo do tempo devido ao desgaste. Devido a várias condições, eles podem até perfurar ou explodir. Em todos esses casos, fica a dúvida: o seguro do carro cobre rodas e pneus?
Vamos saber quais situações o seguro de veículo cobre rodas e pneus para evitar danos.
O seguro cobre rodas e pneus em caso de furto, furto e danos?
O seguro automóvel substitui as rodas e pneus de um veículo desde que o dano causado ocorra em determinadas situações como furto, furto, avaria (ex: colisão, queda de árvore).
No entanto, em caso de perda parcial, o custo dos reparos deve exceder a franquia.
Como funciona a cobertura do seguro nesses casos?
Para subscrever o seguro automóvel das suas jantes e pneus, os danos causados ao automóvel devem ser superiores à franquia. Em caso de roubo, em que o veículo não seja recuperado ou seja totalmente perdido, a indenização do seguro já inclui os aros e pneus originais de fábrica.
Atingida a franquia, o seguro auto tem duas opções de indenização conforme abaixo. Algumas seguradoras operam de primeira forma, outras de forma diferente, por isso, se precisar contratar um seguro para rodas e pneus, procure primeiro um corretor e peça instruções sobre o procedimento seguido pela sua seguradora.
- Indenização: O seguro indeniza danos parciais ao veículo, incluindo danos em aros e pneus.
- Compensação: O cliente compra jantes e/ou pneus e depois recebe uma fatura apresentando a indemnização à seguradora.
Para obter uma garantia maior, contrate um seguro de rodas e pneus
O conselho para um seguro de rodas e pneus sem franquia do seguro geral, é fazer um seguro específico de rodas e pneus. Em geral, este seguro acessório tem uma franquia (normalmente em torno de 20% do valor das rodas), mas é muito inferior à franquia total dos seguros, que fornecerão rodas de reposição mesmo que a responsabilidade total não seja atingida.
O seguro não cobre desgaste de jantes e pneus
O seguro não cobre danos causados por desgaste (p. ex. pneu furado) ou pequenos imprevistos diários (p. ex. furos e gretas). Estas situações devem-se principalmente à depreciação dos pneus, que inevitavelmente se desgastam com o uso. Justamente por ser uma situação “inevitável”, não é coberta pelo seguro, pois cobre apenas situações de risco, ou seja. acidentes inesperados e graves (como roubo, furto, colisão e outros acidentes).
O desgaste das jantes e pneus é da responsabilidade do proprietário do veículo, devendo este proceder à sua manutenção regular. Embora o desgaste seja inevitável, certas atitudes podem ajudar a prevenir o desgaste prematuro dos pneus.
Dicas para evitar o desgaste prematuro dos pneus
- Mantenha sempre o carro equilibrado.
- Mantenha sempre a pressão dos pneus em dia.
- Mantenha sempre os pneus calibrados de acordo com a calibragem do manual. A calibragem com a pressão errada pode encurtar a vida útil do pneu devido ao desgaste irregular.
- Cuidado com buracos irregulares e buracos nas ruas, pois podem rachar, furar e até estourar o pneu.
- Evite arrastar os pneus e guinchar nas curvas, pois eles aumentam o desgaste desnecessário.
- Evite o acionamento brusco dos freios e mantenha sempre uma distância de segurança suficiente para garantir uma frenagem uniforme.
- Evite sobrecarregar o carro com bagagens e cargas muito pesadas.