É comum surgirem dúvidas sobre a contratação de seguro para automóvel, e uma delas é o uso de rastreador e o valor do seguro.
Sabemos que seguro auto é importante e fundamental, pois índices de roubo são expressivos. Porém os valores podem ser impeditivos para a aquisição.
Mas e se você tiver rastreador instalado no carro, será que há diferença de valores?
Entenda um pouco mais sobre!
Seguro ou rastreador veicular?
Qual compensa mais, instalar rastreador ou contratar seguro? Independente se você tiver um rastreador e empresa que realiza monitoramento do veículo, somente ele não será suficiente para deixar seu carro seguro, pois o uso de aparelhos protege somente contra roubo ou furto.
O veículo rastreado não está protegido contra colisão, incêndios e outros imprevistos que podem ocorrer com o seu carro.
Agora se o veículo tiver seguro e rastreador será uma ótima opção de segurança e acabará por diminuir o valor da apólice, inclusive há empresas que oferece os dois serviços aliados.
Algumas empresas com os dois serviços e benefícios de cada um:
- Siggo: seguro com rastreador e cobertura nacional, assistência 24 horas e recuperação veicular;
- Ituran: seguro pessoal, rastreador para veículos de trabalho e seguro empresarial, com assistência 24 horas;
- Tokio Marine: seguro com cobertura básica para furto, roubo e incêndio, assistência 24h e rastreador;
- Autobens: seguro com rastreador, assistência 24 horas e guincho;
- Pósitron: indenização 100% da tabela FIPE, franquia zero, assistência 24 horas e rastreador.
Por que possuir rastreador veicular?
Recuperar um veículo roubado ou furtado pode ser complicado, mas aos veículos com rastreador, o índice chega a 90%, por isso acaba ocasionando desconto de até 25% do seguro.
Pode ser até que, conforme o uso do carro, a seguradora obrigue a contração de rastreador para ter seguro. Outras pode ser apenas bônus, gerando também desconto.
Ou seja, é mais indicado sempre ter rastreador e seguro auto. Em casos de sinistro, o consumidor terá indenização pela seguradora, e contar com outros serviços como assistência 24 horas, guincho, carro reserva e demais opções conforme a cotação.
Já os kits antifurto ficam a critério do motorista, já que incluem bloqueador, alarme, trava de segurança e itens semelhantes.
Por que se pode conseguir um seguro mais barato com o uso de rastreadores?
Os índices de recuperação de veículos roubados ou furtados e que possuem rastreadores ou bloqueadores é superior a 90%, por isso é importante que, ao contratar seguro, o valor da apólice é reduzido.
Se você possui seguro e seu carro é roubado, no caso de não encontrar mais o carro pelo período de 30 dias, a seguradora precisa indenizar o segurado, no valor do carro total, conforme cotação pela tabela FIPE.
Mas se o carro tiver também o rastreador, aumentam as chances de localização e recuperação do veículo, inclusive auxiliando a polícia. Se o veículo for encontrado com danos, o seguro cobre a reparação.
O rastreador aumenta as chances de economia para a seguradora, por isso há desconto no seguro.
Os maiores descontos ofertados pelas seguradores estão os residentes na cidade de São Paulo, Rio de Janeiro e Campinas, região com alto índice de roubos e furtos.
Será mesmo que vale a pena contratar os dois?