Logo que começamos a trabalhar já queremos adquirir um veículo, principalmente se andamos muito de ônibus. Um carro significa liberdade, certo? Mas é importante pensar não somente no valor do investimento inicial, pagamento da parcela, gasolina, mas também nos cuidados com o carro, como o seguro, para não correr o risco de ser roubado e acabar perdendo um bem tão valioso.
Mas ainda assim, diante da segurança que o seguro auto pode oferecer, ainda tem pessoas que acham que o seguro não vale a pena, independente dos prejuízos que se possa acontecer em qualquer tipo de sinistro, cerca de quase 80% dos veículos que circulam no Brasil não possuem seguro.
Fornecemos alguns motivos da importância do seguro e analise se vale ou não a pena!
6 motivos para ter seguro auto
Furtos e roubos
O índice de roubos e furtos no Brasil só aumentam, independente da região, onde um veículo é roubado a cada minuto.
Com um índice tão alto, não dá pra perder o veículo, ainda mais se tiver financiado, pois mesmo após o roubo, a dívida continua ativa.
Com o seguro, no caso de roubo a seguradora paga a dívida em aberto.
Acidentes
Mesmo sendo um motorista cuidadoso e consciente, no trânsito estamos à mercê de outros veículos, pessoas, bicicletas que não são tão cuidadosos. Cerca de 400 mil pessoas sofrem acidentes no Brasil, por ano, muitas vindo a óbito.
Se você tem seguro auto, você está protegido e não precisará arcar com todas as despesas de reparo ou ainda, despesas médicas.
Assistência 24h
Conforme for a sua cobertura e tipo de seguro, você pode ser assistência 24h para auxiliar em diversas situações, tais como fechar o carro com a chave dentro, falha mecânica, bateria etc.
Fenômenos da natureza
Estar com o carro é na rua é ter que se prevenir também de desastres naturais, como chuva, raios, árvores etc.
Por isso é importante incluir na apólice a cobertura sobre esses riscos não previstos, e caso tenha o veículo danificado, seu seguro resolverá o problema, mediante pagamento da franquia.
Viagens frequentes
Se o seu perfil é mais de viajar, aí sim que é importante ter seguro auto, pois se qualquer problema ocorrer ao seu veículo, você estará protegido em território nacional, muitas vezes.
Custo-benefício do seguro
Quando ocorre um acidente, sem seguro você precisará arcar com as despesas não somente do seu veículo, mas também com o do outro que você bater, seja veículo, residência, comércio, hospital ou demais, e pode ainda aumentar muito as despesas, conforme a gravidade do sinistro.
Faça as contas se vale a pena pagar um seguro médio de R$ 2 mil reais ou arcar com todo o prejuízo?
Lembrando ainda que os seguros podem ser parcelados.
Como contratar seguro mais barato?
Os valores de seguro dependem de seguradora, perfil do motorista, modelo, marca e ano do carro, utilização, se ficará guardado em garagem, enfim, são diversos os fatores que influenciam na cotação.
Também o tipo de seguro, podendo ser uma cobertura completa ou simples.
Para que o seguro não seja tão caro, você pode contratar um seguro no nome de uma mulher, incluir cobertura mais importante como roubo, furto e acidentes, possuir um bom histórico de condutor e ter uma CNH com anos, residir em um local que possua baixo índice de furtos, ser casado, entre outros.
Isso porque o perfil do condutor quanto mais jovem e solteiro pode ser maior o risco de acidente.
Essas são, claro, algumas formas, mas vale lembrar que nunca se deve mentir, pois caso venha a ocorrer a necessidade de usar o seguro, a seguradora fará uma análise para averiguar o que houve.
Ande seguro, e contrate um seguro auto para não ter problemas.