Todo mundo sabe que fazer um seguro de carro é muito importante nos dias de hoje. Mas quando você se depara com uma grande vantagem, as coisas podem ficar bem complicadas. É por isso que preparamos este artigo sobre o que é importante no seguro de carro.
Se você possui um carro ou planeja comprá-lo, sabe da importância de sua segurança. Continue conosco para entender o que é mais importante num seguro de automóvel!
O seguro de carro é realmente importante?
Infelizmente, os casos de furtos e furtos de veículos só têm aumentado no país. Segundo diversas pesquisas, um veículo é roubado a cada minuto no Brasil, o que dá uma média de 500.000 carros roubados por ano. Nessa situação, é praticamente impossível não pensar em fazer um seguro de carro.
Carros novos financiados têm mais chances de serem roubados e você não quer correr o risco de perder seu veículo para bandidos e pagar meses por um produto que não possui mais. Carros mais antigos podem ter mais avarias.
Se você tem um carro com mais de 5 anos, as chances de ele falhar no meio da estrada são muito maiores. Além disso, problemas com roubo e furto de veículos, acessórios e equipamentos de veículos. Há ainda o risco de colisões, alagamentos, raios e queda de árvores, além de muitos outros acidentes que podem causar danos enormes ao seu carro.
Portanto, é importante que você avalie suas reais necessidades de seguro de carro e quais opções o afetam mais, ou seja, o que você acha que tem mais probabilidade de acontecer com você e seu veículo.
Considere as variáveis relacionadas à cobertura do seguro
Antes de começar a pesquisar as taxas e coberturas do seguro de automóvel, é importante que você avalie todas as variáveis relacionadas a você e ao seu dia a dia e as coberturas disponíveis.
Você dirige muito? Você viaja com frequência? Em quais lugares você costuma dirigir seu carro? Ele passa muito tempo na rua? Tem garagem fechada para dormidas? Alguém mais dirige seu carro com frequência? Você tem filhos pequenos ou já está estudando? Você tem boas habilidades de condução?
Estas são todas as questões a considerar antes de começar a procurar um seguro de carro. Eles são cruciais na hora de escolher a cobertura do seguro e também ao considerar o seguro do carro. Portanto, analise-os com cuidado para evitar gastos desnecessários.
Saiba exatamente qual é o seu orçamento disponível.
Esse é outro fator muito importante na hora de decidir sobre a cobertura. Pessoas com melhores condições financeiras podem optar por coberturas mais abrangentes. Como um serviço completo para atender sinistros como roubo, incêndio, furto, raio e muito mais.
Pessoas com orçamentos mais apertados podem escolher uma cobertura mais modesta, como um seguro básico que cobre apenas roubo ou furto. Por isso é interessante que você faça seus cálculos antes de procurar um seguro de carro.
Como definir o que é importante no seguro de carro?
Chegou a hora de determinar quais proteções são mais importantes para proteger seu veículo. Depois de analisar a rotina, os hábitos e as necessidades de proteção do seu carro, acredite, essa tarefa não é tão difícil assim.
Se você optar por coberturas mais abrangentes, poderá contar com algumas coberturas importantes. Dentre eles, os mais importantes no seguro de automóveis são:
- Proteção contra furto ou furto;
- Cobertura para terceiros;
- Cobertura contra incêndio;
- Cobertura contra fenômenos naturais;
- Seguro de manutenção;
- Socorro e assistência 24h.
Essas são as principais defesas que podem te salvar de inúmeras dores de cabeça. No entanto, se você não puder escolher uma apólice mais abrangente, as apólices de seguro de carro são mais importantes para pessoas com um orçamento menor:
- Roubo e proteção contra roubo;
- Cobertura para terceiros;
- socorro 24 horas.
Ao procurar um seguro de carro, certifique-se de que a seguradora oferece esse tipo de cobertura e contrate-a sempre que possível. Ao fazer isso, você certamente evitará muito desgaste.
Como baratear o seguro do carro?
Se você precisa de seguro de carro, mas não está interessado em pagar muito dinheiro, existem algumas maneiras de tornar seu seguro de carro acessível. Sim, é possível obter bons descontos neste contrato, veja as situações em que o seguro é muito mais barato:
- Sistema de segurança: sistema de alarme, fechaduras especiais, rastreadores, dispositivos de bloqueio, etc. Todos esses veículos podem gerar bons descontos em seguros de automóveis.
- Cônjuge: As pessoas que são casadas ou em união estável também conseguem taxas de seguro de carro mais baixas. Isso porque, segundo as seguradoras, motorista casado dirige pouco à noite, não corre o risco de dirigir embriagado etc.
- Crianças pequenas também têm desconto: se o motorista tiver filho pequeno, as seguradoras entendem que ele dirige com mais cuidado e se expõe a um menor risco de acidente.
- Deixe o carro sempre no estacionamento: carros que não estacionam na rua têm seguro mais barato porque o veículo não é roubado.
Agora que você já sabe o que é importante no seguro de carro e quais situações podem tornar a contratação mais favorável, você pode começar a pesquisar o escopo e os valores do mercado.
Lembre-se que com a ajuda de um corretor de seguros confiável, você pode tornar essa tarefa muito mais rápida e fácil. Além de poder fazer várias cotações de uma só vez, esse profissional te ajuda a definir a melhor cobertura para o seu caso, evitando a contratação de coberturas desnecessárias.
Em caso de sinistro, isso pode mudar tudo, tornando os processos necessários muito mais ágeis, e simples!