Os fatores que influenciam o custo de um seguro automotivo

Adquirir um seguro de carro nem sempre é fácil. Como o investimento afeta diretamente o bolso do motorista, é importante saber escolher com cuidado e buscar opções mais baratas para alugar um seguro de carro.

Uma das estratégias para conseguir um melhor preço e economizar no seguro é primeiro avaliar alguns dos fatores que as seguradoras levam em consideração na hora de fazer uma cotação, tais como a idade do motorista, o tipo de veículo, a possibilidade de rastreamento. Estas são apenas algumas coisas que afetam o custo do seguro e, finalmente, o bolso do motorista.

Você sabe quais pontos podem ajudar a reduzir (ou aumentar) o valor do seguro do seu carro? Confira com o artigo quais fatores podem afetar o preço do seguro de carro e como conseguir um preço melhor neles. Acompanhe!

Fatores que afetam o preço do seguro do carro

Conseguir um preço de seguro mais barato é praticamente um desafio. Afinal, existem diversos fatores que podem afetar a oferta. No entanto, é possível diminuir a taxa se o gerente souber um pouco mais sobre seu perfil e status.

Reunimos alguns fatores para lhe auxiliar a entender como o preço do seguro do carro pode ser afetado:

O preço do seguro do veículo é influenciado pela idade do motorista

Um dos fatores que mais pesam na hora de oferecer um seguro de carro é a idade do motorista. Como os motoristas mais jovens são considerados inexperientes no trânsito, o preço pedido para jovens de 18 a 25 anos é maior.

Além disso, outro fator que as seguradoras podem considerar é a faixa etária das pessoas que moram com o motorista. Então, se o dono do veículo tiver um filho de 23 anos e estiver listado entre os motoristas, o valor do seguro do carro continuará mais caro.

Garagem para o veículo

Outro fator que influencia no preço do seguro do carro é se o motorista tem ou não um local adequado para deixar o veículo. Carros deixados na rua são mais propensos a serem roubados, danificados ou mesmo roubados e com isso, as seguradoras cobrarão um preço mais alto.

Porém, se o motorista tiver que deixar o carro na garagem, o valor do seguro fica mais barato e facilitado. Assim ajudando a economizar. Dica: Caso não possua garagem própria, verifique a possibilidade de estacionar o seu carro em garagem alugada. Assim você garante um preço mais barato ao contratar um seguro.

Rastreador de veículos

Rastreador de veículos é um dispositivo de geolocalização que funciona com GPS (Global Positioning System). Ele ajuda os motoristas a rastrear e localizar seus veículos em qualquer lugar, a qualquer hora. Ao proporcionar maior segurança, permite que o proprietário economize no seguro.

Carros equipados com esse tipo de equipamento podem acabar pagando um seguro mais barato que os demais. Isso porque é mais provável que o veículo seja encontrado, em caso de roubo ou furto. Se o condutor não investir neste tipo de tecnologia, a seguradora conclui que, por exemplo, em caso de roubo, a localização do veículo tem menos probabilidade de ser identificada.

Tipo de carro

Ao comprar um carro, a maioria dos motoristas pergunta sobre preços e condições de pagamento. Há carros para todos os bolsos, então, se você considerar cada veículo, vamos supor que isso também afeta o valor do seguro do carro.

Portanto, se o carro for barato (faixa de preço, por exemplo, 15.000-40.000), o preço do seguro do carro não é tão alto. Por outro lado, quanto maior o valor do carro (90.000 a 150.000), provavelmente o valor que a seguradora vai pedir é maior.

Cabe lembrar que em muitos casos a FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) é utilizada como referência.

Residência do motorista

Frequentemente nas regiões em que há roubos e furtos mais frequentes, como em capitais e grandes centros urbanos, esses indicadores costumam ser mais elevados do que em cidades pequenas e de menor população. Portanto, finalmente, o local de residência do motorista também é um fator que afeta o preço do seguro.

Se o motorista mora em uma cidade grande, em uma área considerada perigosa, o valor do seguro do carro fica, portanto, mais caro. Porém, se você mora em uma cidade menor ou em uma área mais protegida, o preço do seguro costuma ser menor.

Uso do veículo

Além da idade do motorista, garagem para guardar o carro, dispositivo de posicionamento instalado, conhecer o tipo de veículo e o local de residência do motorista, fator que influencia no preço do seguro de carro é quantas vezes o carro é usado, ou seja, sua frequência de uso.

Os motoristas que usam o veículo ocasionalmente ou apenas no trânsito diário pagam menos pelo seguro do que os motoristas que usam o carro para trabalho. Essa diferença de preço se deve ao fato de carros que ficam mais tempo na rua estarem sujeitos a acidentes, roubo ou furto.

Conclusão

Uma dica para conseguir um preço melhor é escolher outro meio de transporte além do carro. Bicicletas, ônibus e até serviços de Uber podem ser uma forma interessante de economizar.

Determinar o preço mais baixo do seguro pode parecer uma tarefa assustadora. Ainda mais quando tantos fatores são levados em consideração na hora de fazer uma oferta. Porém, lembre-se que sempre é possível avaliar as condições de pagamento ou conversar com profissionais especializados para obter ajuda.

Se um dos fatores contribuir para um preço mais alto, verifique se os outros pontos não contribuem para um preço mais baixo. Por exemplo: Você tem carro, tem 24 anos e usa o carro regularmente, certo?

Embora essas condições reduzam o valor do seguro do seu carro, você sabe que mora em uma área menos movimentada, tem um carro popular e possui um rastreador de veículos instalado. Isso significa que você avalia melhor seu perfil e situação para conseguir um preço mais justo e acessível.

De todo modo, ainda assim, é importante estar segurado para conforto, comodidade e garantia de que se algo acontecer, tem com quem contar!

Previous Post
Newer Post

Leave A Comment