Quem já passou por um acidente de carro sabe como isso pode ser estressante. Sem falar na possibilidade de você e outras pessoas saírem feridas, mesmo que seja preciso. E, claro, cuide da condição do seu carro.
Entenda com este artigo o que fazer em caso de acidente de carro!
O que fazer se você se envolver em um acidente de trânsito?
Retirar o veículo da via
Em caso de colisão, o primeiro passo é retirar os veículos envolvidos da via. Isso deve ser feito porque, de acordo com a legislação de trânsito, é crime atrapalhar o trânsito e colocar em risco a segurança de outros veículos. Nesse caso, além da multa de R$ 130,16, você receberá 4 pontos na carteira de habilitação.
Caso não seja possível, deve ser feita a devida sinalização de modo que o triângulo esteja a pelo menos 30 metros de distância e o pisca alerta esteja aceso.
Prestar socorro
Se alguém se feriu em um acidente, é preciso socorrer a vítima. Ligue imediatamente para o Samu ou para o corpo de bombeiros, ou ainda, peça para alguém fazer isso por você. Em seguida, converse com a pessoa para ver se ela está consciente e se pode se mover. Caso contrário, não o levante do veículo ou da estrada (se um pedestre ou ciclista for atropelado). O movimento deve ser realizado adequadamente por um bombeiro, médico ou paramédico treinado. Não prestar os devidos cuidados e fugir do local do acidente, além das ações penais, a não observância dos devidos cuidados e a fuga do local acarretarão multa de R$ 1.467,35 e infração da carteira de habilitação.
Converse com a outra pessoa envolvida
Após um acidente, você deve manter a calma e conversar com a outra pessoa envolvida de maneira educada. Em uma colisão entre dois veículos, é necessário descobrir de quem é a culpa e quem é o responsável pelos danos causados. Em seguida, todos devem compartilhar informações (nome completo e telefone, placa e modelo do carro), exceto o local exato do acidente.
Também é possível filmar o acidente com o celular. Mesmo que as partes tenham chegado a um acordo no momento do acidente, é sempre importante ter os documentos em mãos para o caso de um possível processo judicial.
Boletim de ocorrência
É possível ir à delegacia prestar depoimento juntamente com os envolvidos. Também é possível fazer um B.O. Online através do Portal da Polícia Civil do seu Estado. Embora não seja obrigatório, algumas seguradoras exigem um boletim de ocorrência para processar reclamações.
Acionar o seguro do carro
Após negociação com terceiros, o responsável deverá acionar o seguro para ressarcir os danos do veículo. Na ausência de seguro, é possível averiguar se o responsável leva os veículos a um mecânico de confiança ou se cada uma das partes pode decidir por si onde serão feitos os reparos.
Leve o veículo para conserto
Dependerá do que todas as partes concordarem. É possível que o responsável pelo acidente indique um mecânico com quem todos os veículos serão reparados, ou que cada participante escolha um de seus confidentes.