Como funciona a cobertura de seguro para carros alugados?

Ao alugar um veículo, você pode ter várias dúvidas sobre o procedimento, taxas cobradas pelas locadoras e seguro do carro alugado.

Continue conosco para entender como funciona a cobertura de seguro para carros alugados, para que você possa aproveitar todos os benefícios deste serviço com a maior tranquilidade.

Aluguel de carro

Alugar um carro pode ser extremamente conveniente para quem viaja com a família, por exemplo, dando a oportunidade de explorar as belezas escondidas dos pontos turísticos mais procurados e lugares para visitar com toda a liberdade que um veículo particular pode oferecer.

Em viagens de negócios, um carro alugado lhe dá a flexibilidade necessária para utilizar o seu tempo da melhor forma. Além disso, a locação de veículos tornou-se uma opção para quem não quer, não precisa ou não pode manter o veículo com todos os impostos e custos de manutenção.

O que é necessário para alugar um carro?

A maioria das empresas espera que o locatário tenha pelo menos 21 anos de idade e uma carteira de habilitação válida por 2 anos. No entanto, essas condições podem variar de locadora para locadora. Além disso, a carteira de habilitação deve estar válida e o CPF do inquilino geralmente terá uma consulta sobre limitações financeiras.

Um cartão de crédito com limite gratuito em nome do locador do carro também é um pré-requisito. É utilizado como caução, guardando um valor que será desbloqueado na entrega da viatura. Esse valor varia de acordo com a locadora e a classe do veículo alugado.

Quais são os tipos de cobrança?

O aluguel é cobrado basicamente de duas formas. O primeiro é o preço da diária, com um quilômetro grátis. Ideal para quem pensa que vai conduzir muito.

O segundo é em quilômetros. Neste caso, a quilometragem indicada no hodômetro será verificada durante a retirada e entrega do veículo para cálculo do preço final a ser pago. É mais adequado para pequenas mudanças ou uso preciso.

Quem pode dirigir?

A condição do contrato é que somente o locador possa dirigir o veículo alugado. Se o carro for usado por outra pessoa e algo inesperado acontecer, o seguro não cobrirá o dano, mas será arcado pelo contratante.

Caso o veículo seja conduzido por mais de uma pessoa, a locadora deverá ser informada durante a locação para que motoristas adicionais possam ser incluídos no contrato. Todos os documentos devem ser verificados da mesma forma.

Seguro básico

O seguro básico que a maioria das empresas oferece aos locatários é apenas o seguro do carro. Cobre danos ao casco, motor e peças mecânicas. Essa cobertura, também conhecida como LDW (Loss Damage Waiver) ou proteção parcial, protege o locatário contra roubo e danos causados ​​por furto, colisão, vandalismo e incêndio, dependendo do plano de cobertura, que varia de empresa para empresa.

Resta apenas a dedução do seguro, também chamada de dedução obrigatória. No entanto, é responsabilidade do locatário devolver o carro nas mesmas condições em que foi levado.

Esta é uma cobertura bastante simples, mas necessária porque todo motorista está exposto a imprevistos no trânsito e na criminalidade, e arcar com essas consequências inesperadas por si só pode pesar no seu bolso.

Porém, se a preocupação dos locatários do veículo ultrapassar o custo financeiro do próprio carro, a maioria das locadoras oferece outros planos de cobertura mais abrangentes por um pequeno acréscimo no valor da diária.

Opções de seguro de riscos

Cada locadora tem seus próprios planos de proteção, mas geralmente oferecem os seguintes:

  1. Proteção a terceiros

Este seguro cobre danos causados ​​a terceiros em acidentes de trânsito, cruzamentos ou colisões com imóveis. A garantia cobre compensação por danos materiais e pessoais.

A importância segurada é limitada e depende do plano convencionado, mas em geral cobre as despesas de reparação do automóvel, bens públicos e privados como pilares e fachadas de casas, e indenizações a terceiros envolvidos no acidente, incluindo danos permanentes incapacidade ou morte. Pode haver uma dedução obrigatória do locatário.

  1. Proteção dos passageiros

A proteção dos passageiros prevê uma indemnização ao condutor da viatura alugada e seus passageiros, limitada ao número máximo de passageiros por modelo de viatura, em caso de morte ou invalidez permanente. Além desses dois seguros mais comuns, as locadoras podem oferecer outras proteções adicionais. O ideal é procurar aquela que oferece o melhor pacote para tornar a experiência de alugar um carro mais segura.

Seguros adicionais

Estes seguros adicionais vão desde o socorro emergencial com guincho e transporte até a participação do inquilino até a liberação. São opções oferecidas pelas locadoras e podem ser adicionadas ao contrato no ato da assinatura, antes da retirada do carro. Confira as proteções adicionais mais comuns:

  1. Isenção de participação obrigatória

Esse é um adicional que poucas locadoras oferecem. Isso libera o motorista do pagamento da participação obrigatória em caso de avaria e danos ao veículo ou de pagar indenizações a terceiros.

Essa sobretaxa encarece a diária, mas pode compensar casos em que o motorista tem pouco trânsito local, pouca experiência ou trafega em áreas de alta criminalidade, situações em que o risco de acidentes é maior.

  1. Ambulância

Os planos variam muito de empresa para empresa, mas basicamente, ao alugar um serviço adicional de emergência, o locatário tem assistência contínua em caso de pequenos defeitos ou danos secos, perda de chaves, etc. O serviço de reboque também pode estar envolvido em possíveis situações que impeçam o funcionamento do carro e até mesmo desloquem os passageiros do carro de táxi.

  1. Proteção para vidros e pneus

Este complemento cobre reparos em caso de quebra de vidros e danos aos pneus causados ​​por colisão ou objetos pontiagudos na estrada. Além disso, oferece ajuda para retirar o veículo se este estiver imobilizado devido a vidros ou pneus defeituosos.

  1. Equipamentos de proteção individual

São planos que cobrem o deslocamento do motorista e passageiros do veículo alugado em caso de emergência ou ainda cobrem despesas hospitalares. Geralmente são alugados por pessoas que viajam para lugares onde os planos privados de saúde não oferecem cobertura, como viagens internacionais.

Essas proteções e seguros adicionais geralmente são contratados com aumentos de preços diários para garantir que o carro alugado seja tão seguro quanto o seu próprio carro. O risco de acidente é real para todos que estão no trânsito da cidade ou nas estradas.

Portanto, se você estiver coberto por algum plano, do mais básico ao mais abrangente, siga um procedimento simples com a locadora e as autoridades competentes em caso de sinistro.

Conclusão

Mesmo que o carro alugado esteja segurado, é importante tomar providências em caso de acidentes de trânsito para que as proteções pactuadas não percam a validade. alugar um carro pode trazer diversos benefícios para quem viaja com a família ou a negócios, e mesmo para quem não quer ter que manter um veículo em tempo integral, arcando com os custos de impostos, manutenção e seguro.

Previous Post
Newer Post

Leave A Comment