As seguradoras criam apólices especiais para os mais diversos públicos-alvo: seguro automóvel feminino, seguro automóvel, seguro roubo e só roubo… E seguro automóvel jovem. Na maioria dos casos, o seguro de carro para jovens é mais caro porque os motoristas de 18 a 25 anos fazem parte da população.
Isso significa que, pelo fato de os jovens apresentarem mais riscos para as seguradoras (por estarem estatisticamente mais envolvidos em acidentes como colisões), esse público paga mais pelo seguro.
Em geral, esse tipo de seguro oferece soluções, coberturas e assistências recomendadas para motoristas menos experientes que precisam de cobertura adequada para dirigir com segurança.
Veja algumas dicas importantes com este artigo!
Por que os jovens devem ter seguro de carro?
O seguro para jovens de 18 a 25 anos é muito importante para que jovens motoristas possam dirigir com segurança nas ruas do Brasil. Esse público é mais inexperiente e gerencia estatísticas de direção agressiva, aumentando a exposição de motoristas mais jovens a riscos de acidentes.
Além disso, outros tipos de reclamações, como roubo e furto, incêndio, lesões corporais ou danos a terceiros, aplicam-se a este motorista. Ou seja, a contratação de um seguro automóvel é necessária para garantir tranquilidade, apoio e ajuda nas diversas situações do cotidiano aos condutores mais jovens.
Como escolher um seguro de carro para jovens?
Vários fatores afetam o preço e a qualidade do seguro de automóveis, especialmente voltado para os mais jovens. Mas como escolher um seguro de carro para jovens condutores?
Primeiro, você deve avaliar suas necessidades e condições financeiras. A partir daí, é hora de procurar um seguro auto compatível com a sua realidade. Avalie se o seguro o protegerá eficazmente contra os principais riscos que pretende correr. Compare preços de diferentes seguradoras para ver se estão cobrando um valor justo. Faça a sua pesquisa, verifique a idoneidade da seguradora e não tenha medo de contratar seguros adicionais que possam melhorar a proteção do seu veículo.
Documentos necessários para o seguro automóvel para jovens
Para o seguro automóvel, o jovem condutor deve apresentar alguns documentos e pode necessitar de realizar um curso de condução defensiva. Geralmente todas as seguradoras exigem um documento do veículo, o CRLV (Certificado de Registro e Habilitação do Veículo) e documentos pessoais do condutor, como RG e CPF.
Caso o motorista renove a apólice, deverá apresentar também a última apólice, documento que contém informações importantes como a categoria do bônus e o prazo de validade da última apólice.
Quanto custa o seguro de carro jovem?
É praticamente impossível determinar com precisão o preço do seguro para motoristas de 18 a 25 anos e para qualquer faixa etária. Isso ocorre porque o preço de cada apólice é baseado em vários fatores, como perfil do motorista, área de viagem, modelo do veículo.
O preço pode variar de R$ 1.600 a R$ 10.000, dependendo da marca, modelo e ano de fabricação do veículo, hábitos de direção do motorista, endereço residencial etc.
Você pode e deve fazer cotações com diversas seguradoras para encontrar o preço médio para o seu perfil e assim pagar o preço mais barato pelo seu seguro.
Com que idade o seguro é mais barato?
A idade é um dos fatores mais importantes na determinação do preço do seguro, o que significa que cada aniversário aproxima o motorista de um seguro mais barato.
Portanto, enquanto motoristas de 18 a 25 anos pagam mais pelo seguro, o preço do seguro cai a partir dos 25 anos.