Hoje, com o aumento dos preços, muitos motoristas têm pensado em alternativas para economizar. Uma maneira de fazer isso é contar gasolina ou etanol. Se você quer aprender a calcular combustível por quilômetro ou para viagens de carro, leia este artigo até o final!
O que é combustível?
Combustíveis são substâncias que geram calor ao reagir com o oxigênio. Um de seus principais usos é ligar o motor de um veículo. Existem dois tipos de carros: a gasolina e o etanol, mais conhecido como álcool.
A gasolina é obtida do petróleo e é uma fonte de energia não renovável. Já o álcool é extraído de diversos vegetais, no Brasil é extraído da cana-de-açúcar e é um combustível renovável.
Ambos têm vantagens e desvantagens. O álcool, por exemplo, é menos poluente e, por ser composto de água, faz bem ao veículo e desobstrui o sistema do carro. Porém, é importante ressaltar que a água também pode causar corrosão e ferrugem.
A gasolina, por ser derivada do óleo, transforma seus resíduos em carbono e pode deixar uma borra preta no motor. Porém, ao contrário do etanol, o combustível tem propriedades lubrificantes e serve para molhar todo o sistema.
Álcool ou Gasolina: Qual Custa Mais?
Você deve estar se perguntando agora: se ambos têm suas vantagens e desvantagens, qual opção devo escolher? É muito difícil responder a essa pergunta porque cada carro tem suas próprias características, assim como os motoristas têm estilos de direção diferentes.
No entanto, se você percorrer distâncias curtas, é recomendável usar gasolina e, às vezes, etanol para limpar o motor. Se você fizer viagens mais longas, é recomendável abastecer com álcool e ocasionalmente usar gasolina para lubrificar o sistema. Mas nunca, em hipótese alguma, use combustível falso.
Em relação à economia, vale lembrar que apesar do etanol ser mais barato, ele produz menos que a gasolina. Pela norma elaborada anos atrás, o álcool rende 30% menos que a gasolina.
Portanto, você deve abastecer com álcool somente se o preço for proporcional ao seu desempenho em relação à gasolina.
Como o etanol representa 70% do total da gasolina, é mais econômico multiplicar o preço do litro da gasolina por 70% para saber qual variante escolher para encher com álcool.
Cálculo de combustível
Embora o cálculo acima funcione para alguns motoristas, esta regra não se aplica a todos, pois nem todos os motores são iguais e consomem o mesmo percentual. Assim, para saber qual o combustível mais útil para o seu carro, tem de calcular:
- Quantos quilómetros percorreu o veículo com 1 litro de gasolina?
- Quantos quilômetros o carro percorreu com 1 litro de etanol?
Se o rendimento com etanol for de 70%, aplica-se a regra. Porém, se o percentual for diferente, o cálculo deve ser alterado, veja como fazer:
- Divida o rendimento da gasolina pelo etanol. Exemplo: se seu carro roda a 6,2 km/l com álcool e 8,3 km/l com gasolina, divida 6,2 por 9, o resultado é 0,7 ou 7%, que é a eficiência do veículo com etanol;
- Para saber qual combustível é mais barato, divida o preço do litro do etanol pela gasolina, se o resultado for 0,7 ou menos, o álcool é a melhor escolha;
- Outra opção é multiplicar o preço da gasolina por 0,7, se o resultado for menor que o valor do álcool, deve-se reabastecer.