Muitos aspetos são tidos em conta no cálculo do seguro automóvel e nem sempre as seguradoras utilizam os mesmos critérios. Por exemplo, alguns deles podem enfatizar o local de residência de uma pessoa e outros sua idade, também pode ser solicitado um registro de riscos ao obter um seguro abrangente ou básico. Neste formulário, o usuário fornece diversas informações sobre sua vida e veículo: local de residência, idade, tempo de condução, local de trânsito e muito mais.
Todos esses aspectos são importantes na hora de calcular o seguro do veículo.
O cálculo do seguro de veículos deve coletar o máximo de informações possível sobre os motoristas, o uso de seus veículos e outras informações. Esta informação permite à seguradora de veículos compreender os riscos associados ao veículo e determinar o custo do seu seguro.
Entenda como é feito o cálculo!
O que as seguradoras consideram ao calcular o seguro do carro?
É muito mais comum que as empresas avaliem o usuário independentemente da proteção desejada. Em primeiro lugar, porém, deve-se observar que as seguradoras de veículos dão mais “peso” a diversos fatores.
Para muitos deles, por exemplo, a idade do motorista é mais importante do que o modelo do carro, com isso, os custos variam muito de empresa para empresa. Por isso é importante oferecer vários tipos de seguro antes de fazer o seu.
Ao realizar uma cotação com algumas seguradoras como a BB seguro auto, seguro Tokio Marine, Azul Seguros, MAPFRE, seguro automóvel Porto Seguro, seguro automóvel Itaú e muito mais, permite comparar a tabela de seguros de cada carro com o preço oferecido e a cobertura do seguro.
Como é calculado o seguro automóvel?
O preenchimento da ficha de risco do seguro é bastante simples, o usuário pode fazer isso no site da seguradora desejada, pessoalmente ou com o auxílio. É importante dizer a verdade ao preencher as informações.
Por exemplo, imagine que você tem 21 anos, a seguradora considera você ainda muito jovem, inexperiente no trânsito, e por isso o seguro ficará mais caro. Você então decide registrar seu pai como proprietário, no entanto, ele tem anos de qualificações, e com isso, seu pai realmente paga menos pelo seguro do que você.
No entanto, a ideia de “esconder” a realidade pode causar alguns problemas, pois, após a regularização do sinistro, a seguradora do veículo compara as informações do formulário com a realidade. Essa comparação ajuda a determinar a autenticidade da transação para evitar fraudes do cliente.
Se a empresa detectar inconsistências, pode acusar o consumidor de fraude, e portanto, ele se recusa a pagar a indenização. Além de pagar os danos você mesmo, você pode ser processado.
Além da idade, o valor é afetado pelo tempo de emissão da licença. Muitos sabem que a maioria dos acidentes acontece com jovens, as seguradoras, porém, não levam em conta apenas a idade. O tempo de uso do driver também é importante, por exemplo, um homem de 35 anos que acaba de tirar a carteira de motorista não é considerado uma pessoa da mesma idade que dirige desde os 18 anos.
Isso ocorre porque pessoas com menos experiência têm maior probabilidade de sofrer acidentes, especialmente colisões leves.
Informações não devem ser omitidas
Mentir sobre as informações do formulário de seguro do veículo não é uma boa opção. Tal atitude pode inicialmente representar uma sensação de economia, mas pode não se concretizar a longo prazo. Você também pode ganhar descontos preenchendo o formulário corretamente.
Um dos pontos no cálculo do seguro de carro é a quilometragem do carro, e muitas vezes, por preguiça, os clientes inserem um valor arbitrário sem pensar que isso afetará o cálculo do seguro do veículo. Porque quanto maior a quilometragem do carro, mais caro é o seguro.
O ideal é verificar essas informações sempre que possível e apresentá-las da forma mais verdadeira possível.
Como economizar na hora de fazer um seguro de carro?
Muitas pessoas procuram dicas simples para economizar no seguro do carro, mas não é tão simples assim. Isso porque o cálculo do seguro do carro já foi feito de acordo com o perfil do cliente, ou seja, as atitudes e os traços de caráter do segurado são mais importantes para a empresa do que as informações preenchidas no formulário.
Abaixo estão vários fatores que ajudam a seguradora a economizar no seguro do carro. Mas toda vez que for retirar seu carro, lembre-se que suas boas ações significam um desconto no seguro do seu carro.
Valor do carro: O valor de mercado do carro é geralmente considerado na indenização paga com o dinheiro do seguro. A tabela FIPE é utilizada para isso, e significa que o valor do carro é importante no cálculo do seguro do carro. Com base nisso, a seguradora pode determinar o que é necessário para a compensação e logo após os custos do seguro. O custo é uma porcentagem do valor do veículo.
Por exemplo: se o valor de mercado do seu veículo for R$ 40.000,00, a seguradora pode cobrar 7% do valor para cobrir o carro. Então o custo dessa proteção seria de R$ 2.800,00.
Além do valor de mercado do carro, as seguradoras também levam em conta a taxa de furto do modelo. Se um tipo de veículo tiver alto furto ou furto, seu custo de defesa é maior.
Índice de sinistros: O índice de sinistro utilizado pela Superintendência de Seguros (Susep) mostra o número médio de sinistros avisados por todas as seguradoras. Com base nessas informações, a seguradora pode estimar quais danos são mais comuns, ou seja, quanto mais o usuário tiver algum desses eventos, mais caro será o seguro. Além do índice de análise de risco da Susep, cada empresa possui seu próprio indicador de perdas. Esse é um dos fatores que fazem com que os preços dos seguros variem tanto de seguradora para seguradora.
Ao escolher um veículo, também é importante calcular o valor do seguro do carro: Ao escolher um carro, geralmente você pensa apenas no seu gosto e em quanto pode gastar. Então eles compram o melhor carro que podem. No máximo consideram o consumo de combustível para saber se o carro consome muito ou não. Mas o que as pessoas geralmente não levam em consideração é o valor do seguro e isso pode ser pesquisado antes de comprar um carro. Informações sobre o valor do seguro antes da compra podem auxiliar na escolha do modelo e da marca e também representam economia no seguro.
Essa cotação de seguro auto pode ser feita em uma corretora ou até mesmo online. Além da simplicidade, o preço de diversos modelos também pode ser analisado rapidamente no ambiente online. Um carro com seguro de carro mais baixo geralmente é um carro que é roubado com menos frequência e tem custos de manutenção mais baixos. E essa informação também é muito importante para o comprador na hora de escolher um veículo.
Idade do condutor: Estatisticamente, os idosos sofrem menos acidentes, portanto, quanto maior a idade do condutor principal do veículo, menor o valor do seguro do veículo.
Estado civil do motorista: Casado e/ou filhos pequenos também pagam menos pelo seguro, isso porque, para as seguradoras, essas pessoas são mais cuidadosas no trânsito do dia a dia. Com mais cautela, menos reclamações são feitas contra eles.
Sexo da pessoa: Esta não é uma guerra entre os sexos. De fato, as estatísticas mostram que as mulheres são mais cuidadosas no trânsito e, portanto, têm menos acidentes, e isso gera vantagens, onde esse grupo tende a pagar menos pelo seguro do veículo.
Histórico de direção: Os consumidores mantêm essas informações em seu “arquivo” quando necessário. Essas informações estão disponíveis para todas as seguradoras por meio do sistema conectado da Susep. Motoristas cuidadosos e vítimas de acidentes conseguem melhores preços no seguro de carro. Isso ocorre porque essas pessoas têm menos probabilidade de sofrer um acidente. Os pontos na carteira de motorista é outro fator no cálculo do seguro do carro.
Como funciona a categoria de bônus do seguro de carro? O bônus do seguro automóvel é obtido sempre que o seguro é renovado sem indemnização no ano anterior, cada ponto acumulado pelo usuário determina o percentual de renovação da apólice. O acúmulo desses bônus aumenta os descontos do cliente ao longo do tempo. Para se ter uma ideia, o valor acumulado do cliente pode ser a metade do seguro. Observe que esses bônus são obtidos pelo CPF do cliente, assim, mesmo que ele troque de veículo ou mesmo de seguradora, ele ainda tem direito a esse desconto.
Em algumas empresas, um cliente fidelizado e segurado há muito tempo também pode receber descontos, pois a partir daí é possível ter um relacionamento com a empresa e assim ele já conhece mais profundamente o cliente, o que reduz o risco. Algumas seguradoras de veículos também estão procurando outras formas de avaliar o papel dos motoristas ao volante. Por outro lado, oferecem vários descontos.
Residência e local de tráfego: A residência e local de tráfego do usuário é outro fator que influencia muito o preço do seguro, por exemplo, alguns distritos têm mais violência e roubo e isso encarece o seguro de veículos segurados nessas áreas. Portanto, o valor do seguro pode sofrer grandes oscilações de rua para rua. Neste caso, recomenda-se redobrar os cuidados com o carro.
Deixar o carro na garagem: Deixar o carro na garagem o torna menos sujeito a riscos e ajuda a encontrar um plano mais favorável na hora de calcular o seguro do carro. Deixar um veículo em uma via pública aumenta a probabilidade de que ele seja roubado, furtado ou arrombado. Então quem tem garagem em casa e no trabalho tem vantagem sobre as taxas de proteção.
Acessórios de segurança: Um alarme, rastreador ou chave de ignição dificulta o roubo de veículos ou facilita sua localização. Isso significa que quanto mais equipamentos houver no carro, menor será o valor pago pelo seguro. A principal função da sinalização é evitar o roubo de carros. Um rastreador pode facilitar a localização de um veículo e devolvê-lo ao seu proprietário. Se o carro for recuperado, a seguradora deve apenas pagar a indenização pelos danos. Quando o veículo permanece “perdido”, a empresa deve pagar uma indenização maior, chamada de indenização integral.
Sabendo que a compensação total é menos provável, a seguradora cobrará menos dos consumidores que usarem o rastreador. No entanto, uma chave ou fechadura quebrada pode desligar remotamente o motor do carro, impedindo que você saia do local.
Peças de reposição: Modelos com peças de reposição fáceis de encontrar no mercado têm valor de seguro mais barato. Se o modelo desviar da linha ou tiver poucas peças, ocorre o processo inverso.
Tipo de seguro: Se quiser pagar um pouco menos pelo seguro automóvel, pode optar pelo chamado Segurança Popular. Alternativamente, o usuário permite que a seguradora use as peças usadas na reparação do veículo. Isso reduz o custo dos produtos e aumenta as chances de encontrá-los, portanto, o montante de dinheiro utilizado pela empresa e os custos de defesa são menores.
Coberturas contratadas: Esta é uma daquelas coisas sobre as quais o segurado tem total controle ao decidir quais apólices contratar. Existem algumas apólices mais gerais que fazem parte do pacote de seguro básico, são eles: proteção contra roubo e furto, incêndio, colisão e raio. Algumas seguradoras ainda comercializam roubos e furtos individuais, que é mais limitado, mas também mais barato. Ainda é possível completar o seguro com vários seguros adicionais, mas estes afetam o cálculo do seguro automóvel.
Existe, por exemplo, a proteção dos vidros e respectivas aparelhagens. Você também recebe ajuda 24horas. Cada seguro adicional celebrado significa um acréscimo no valor do seguro. Apesar do aumento dos valores, ainda é necessário obter sempre todas as proteções necessárias para o veículo. Economizar nesse momento pode pode ser um problema no futuro.
Franquia selecionada: Finalmente, o cálculo do seguro do carro é afetado pela franquia selecionada. Franquia é o valor pelo qual o consumidor é responsável após uma perda parcial. Este deve ser pago à oficina enquanto o seguro paga a outra parte dos custos de reparação. Existem quatro tipos de franquias:
- Básica, onde os custos do plus e do seguro são bem equilibrados;
- Ampliada, franquias mais altas e custos de seguro mais baixos;
- Reduzida, custos de seguro mais altos;
- Isenta, custos de seguro muito mais altos porque não há dedução além do reembolso.
Agora você sabe o mais importante que ajuda na formação do preço do seguro de carro. Ao calcular o seguro do carro, avalie cuidadosamente esses fatores e lembre-se também que é importante pesquisar valores com diversas seguradoras
É verdade que quanto cotações de seguro fizer, maior a chance de economizar?
Sim. Ao obter uma cotação pessoal de cada seguradora de veículo, você pode ter planos. Assim você pode comparar as taxas e coberturas de cada uma delas e comparar as seguradoras de veículos. O melhor é obter uma cotação de seguro automóvel junto das melhores seguradoras. Entre eles: Azul Seguros, Porto Seguro Auto, Tokio Marine Seguradora, MAPFRE, BB Seguro Auto, Itaú Seguro Auto e outros.
Com isso você não corre o risco de ter problemas em caso de acidente. Além disso, lembre-se de verificar cuidadosamente o seu seguro antes de assinar o contrato e pergunte ao seu corretor de seguros de automóveis.
Então, agora você já sabe como calcular o seguro do carro e como economizar no aluguel. Faça uma oferta online aqui!