Um grande problema no Brasil é o alto número de roubos e furtos de carros. Independente da cidade e região, é difícil encontrar um motorista que não tenha passado por essas situações. Assim os ladrões retiram tudo o que for possível do veículo, como peças ou acessórios.
Uma situação comum é, por exemplo, quando as autoridades recuperam um carro com rodas roubadas, por se tratar de um objeto de fácil movimentação e que pode ter um alto valor de mercado.
Nesse sentido, é importante lembrar de contratar um seguro de carro para que seu carro esteja sempre seguro. Até porque a manutenção do seu veículo exige investimentos significativos, sendo necessário arcar com diversos custos como IPVA e DPVAT (pelo menos inicialmente), auditorias e até manutenções preventivas ou corretivas.
Rodas roubadas, seguro auto cobre?
O seguro de automóvel pode ou não indenizar o segurado em caso de furto de uma roda do veículo. Depende do que está escrito na apólice, pois muitos fatores entram em jogo, principalmente se é ou não uma roda original do carro, como você pode ver abaixo.
Se as rodas forem originais?
Se as rodas roubadas forem originais, estão cobertas pelo seguro tradicional. Isso significa que, se o prejuízo não ultrapassar o valor da franquia, o segurado poderá entrar em contato com sua seguradora para compensar a diferença de indenização.
No entanto, existem seguradoras que se limitam em caso de sinistro. Assim, se o veículo sofrer apenas com as rodas roubadas, podem não pagar indenização. Portanto, antes de assinar um contrato com a empresa, verifique se está previsto na apólice.
Isso abrange modelos de rodas não originais?
Como dito anteriormente, a seguradora pode ressarcir os danos nas jantes originais roubadas do carro. Mas, como sabemos, muitas pessoas mudam os produtos de fábrica para outras marcas diferentes para dar ao carro uma aparência mais esportiva ou luxuosa. No entanto, o seguro funciona da mesma maneira?
Nos casos em que as margens foram alteradas, a empresa não tem que pagar os danos. O proprietário do carro deve assinar um contrato separado se quiser que seu seguro inclua proteção para bicicletas. Está coberto pelo seguro automóvel opcional.
Como funciona a proteção adicional para rodas não originais roubadas?
Finalmente, é importante explicar como a seguradora pode receber uma indenização mesmo que suas bicicletas roubadas não sejam originais. Dois detalhes são importantíssimos aqui: Cobertura dos acessórios e sua franquia.
Cobertura dos acessórios: Caso a garantia dos acessórios seja contratada, este produto possui uma franquia, que costuma ser de 10% do valor de mercado da roda instalada. Vale lembrar que esse índice pode variar dependendo da seguradora. Ele estipula que, se essas bicicletas forem roubadas ou furtadas, o proprietário pagará 10% do valor total.
Valor da franquia: determinado com base no preço de mercado da bicicleta no momento do pagamento da indenização. Isso significa que o proprietário não receberá o valor indicado na fatura por compra, mas sim a partir do momento do furto/furto. O que pode ser bom ou ruim, dependendo se o preço subiu ou caiu.