Para obter uma carteira de motorista, você deve passar por exames preliminares, um teste de visão e um teste psicotécnico. Somente depois de passar em todos esses testes é que você poderá prosseguir com o processo de obtenção da CNH.
Continue lendo o artigo e saiba tudo sobre o teste psicotécnico do Detran e como funciona.
O que é o Teste Psicotécnico do Detran?
Um teste psicométrico é basicamente uma forma de avaliar a personalidade de uma pessoa. O DETRAN exige isso porque mostra as habilidades que um motorista precisa, como raciocínio lógico, tomada de decisão, processamento de informações, recuperação de informações, comportamento, concentração e memória.
Esse tipo de avaliação é importante porque o motorista se encontra em diversas situações no trânsito que exigem as habilidades. Como alguns deles são estressantes, exigem equilíbrio mental e emocional, além de uma boa direção.
Vale lembrar que o único especialista que pode aplicar tal exame é o psicólogo, por se tratar de uma avaliação psicológica. Todos os testes psicotécnicos do DETRAN devem ser aprovados pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP). Qualquer pessoa que não seja da região que tentar transferir tais classificações para outras pessoas é culpada de atividade não autorizada e está sujeita às penalidades previstas em lei.
Como funciona um teste Psicotécnico?
Além de o teste psicotécnico do DETRAN ser utilizado no processo de obtenção da carteira de motorista, ele também é utilizado, por exemplo, para candidatos a empregos. Portanto, é possível que muitos já tenham passado por isso e dado um jeito de deixar isso estranho.
Alguns testes podem ter padrões geométricos para detectar padrões e sequências lógicas. Outros usam estímulos visuais e auditivos ao mesmo tempo. Por exemplo, o assistente pode pedir ao candidato para traçar linhas retas verticais e traçar uma linha reta horizontal para cada sinal sonoro (também pode ser em sua própria voz).
Esses itens do teste permitem que os avaliadores observem vários aspectos, como coordenação motora, consciência espacial, capacidade perceptiva, nível de atenção e proporção.
Quais são os possíveis resultados do teste?
De acordo com o artigo 9º da Resolução CONTRAN nº 425/12 e com base nas análises realizadas pelos avaliadores, o teste psicotécnico do DETRAN tem três resultados possíveis:
- Apto: se for atividade própria para condução de veículo automotor.
- Inapto Temporário: Se não exerce a atividade própria para a condução de veículo automotor, mas pode ser adaptado.
- Inapto: Se não reúne as características adequadas à condução de um veículo a motor.
Se o resultado da sua avaliação for adequado, você pode continuar o processo para obter a CNH normalmente. Se você estiver temporariamente incapacitado, poderá refazer o teste quando a incapacidade atribuída pelo avaliador terminar. Se for considerado inapto para o teste, significa que não possui as condições de condução adequadas para o teste.
Foi declarado inapto ou temporariamente inapto? Nem tudo está perdido! Você pode solicitar um novo orçamento em até 30 dias. Além disso, você tem o direito de perguntar os motivos pelos quais o psicólogo chegou ao resultado obtido.
Quem deve fazer o teste?
No Brasil, todo aquele que tira a primeira carteira de habilitação deve fazer o teste psicométrico do DETRAN. Portanto, se você está no início da trajetória da sua CNH, deve fazer esse exame. No entanto, esta avaliação não é apenas para motoristas aspirantes.
Confira abaixo quais são os motoristas que também devem passar neste teste:
- Com carteira de motorista cassada: a pessoa só pode voltar a dirigir após passar por todo o aprendizado, inclusive com psicotécnico. Quem está com a CNH cancelada não precisa fazer o teste.
- Motoristas profissionais: De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), todos os motoristas profissionais, como taxistas, devem passar no teste psicotécnico do DETRAN a cada renovação da CNH. Isso significa que a cada cinco anos os envolvidos em atividades remuneradas com veículos devem fazer essa avaliação.
O que inclui um teste psicométrico?
Um teste psicométrico ajuda a avaliar a personalidade de um candidato à CNH. Ele avalia o nível de habilidade de quem quer se tornar um gerente.
Este teste contém questões relacionadas aos seguintes tópicos:
- Raciocínio lógico
- Processamento de informações
- Tomada de decisão
- Concentração
- Memória
- Comportamento