Reforma da roda do carro: como é feita, quando fazer e qual o preço?

Existem alguns detalhes em um carro que realmente fazem a diferença: um amassado na porta, um arranhão na carroceria ou dano no pneu, visível a olho nu, e afeta a aparência do veículo, além de ter um efeito negativo sobre vendas em potencial.

Especificamente, bicicletas, ruas esburacadas ou estacionamento descuidado ou pontuação são as principais causas desses danos. Mas vale a pena reformar as rodas seu carro?

Como saber se a roda pode ser consertada?

Existem muitas oficinas especializadas em reparar os estragos causados ​​por esses sinistros, mas claro que depende do estrago, do tamanho da roda ou do modelo do veículo, por exemplo. Em alguns casos, o conserto da roda não é barato ou seguro para o carro.

Esses ajustes devem ser feitos em oficinas especializadas por diversos motivos, inclusive colocando as rodas em máquinas que endireitam, retificam e os deixam diamantados.

Alguns especialistas não recomendam repintar os pneus simplesmente porque eles podem ter uma tonalidade diferente. Geralmente é melhor deixar como está, do que pintá-lo e deixar uma impressão bem nítida das cores. Nas rodas, os amassados ​​mais difíceis de notar são os internos, mas ainda podem ser reparados.

Vale a pena consertar a roda do carro?

Prós

A reforma da roda custa cerca de 30% do preço do jogo, o que representa uma economia significativa. Por exemplo, um novo jogo de rodas de liga leve pode custar mais de R$ 5 mil.

No entanto, os especialistas devem analisar cuidadosamente a peça. Alguns até dizem que uma roda furada pode ser tão perigosa quanto um freio quebrado, pois o motorista pode facilmente perder o controle do carro, principalmente se ele passar por um buraco ou valeta.

Algumas oficinas especializadas podem oferecer um jogo de rodas que o condutor pode colocar no carro enquanto as outras estão a ser reparadas. Essa é uma forma fácil do cliente não ficar sem carro.

Por ser algo que valoriza o veículo e o torna muito mais bonito, trocar a roda do carro é uma forma econômica de deixar o visual limpo. Como referido anteriormente, o preço de um jogo é muito elevado, pelo que os custos de reparação são mais visíveis e voltam a valorizar o carro. Pode não parecer muito, mas dá para ganhar muito dinheiro revendendo um veículo com pneus em boas condições.

Se você está pensando em mudar para rodas de liga leve por rodas de aço, reconsidere sua decisão. Essa manutenção é altamente recomendada, principalmente porque as rodas apresentam inúmeras vantagens, como o fato de o alumínio esquentar menos que o aço, o que evita diretamente o desgaste do sistema de freios e aumenta o tempo de troca das pastilhas. Isso também se deve ao menor peso da roda, pois sua energia cinética durante o movimento é menor e, portanto, o freio precisa de menos força para parar o veículo.

Um carro com rodas de liga leve também tem maior valor de revenda por ser um item que chama a atenção das pessoas, principalmente de quem aprecia um veículo bem conservado e barato.

Contras

Por se tratar de um item diretamente relacionado à segurança do veículo, o reparo das rodas pode não ser um bom indicador, principalmente se o dano for grave. É importante fazer uma avaliação cuidadosa e detalhada antes de iniciar o conserto da moto. Consoante o tipo de avaria, uma tentativa de reparação da roda pode afetar as boas características de condução do automóvel, provocar vibrações no volante e dificuldades na condução, o que por sua vez afeta a segurança dos ocupantes do automóvel.

Alguns especialistas dizem que se as rodas estiverem mais danificadas ou já tiverem feito algum reparo, não é recomendável fazer uma nova manutenção.

Os fabricantes de rodas são contra quaisquer reparos ou modificações. A opinião deles é que esses ajustes não podem ser medidos qualitativamente, além disso, a estrutura da roda pode ser alterada, principalmente quando exposta a altas temperaturas, para fazer os ajustes necessários.

As intervenções estéticas, por exemplo, para reparar arranhões ou pequenos riscos, não afetam diretamente a segurança, se as deformações não excederem a profundidade de 3 mm. Quando as rodas são recolocadas no carro, o veículo deve passar pelo alinhamento e balanceamento. Portanto, existem custos adicionais associados à instalação de rodas. Para quem tem um orçamento apertado, essas pequenas diferenças podem decidir se devem ou não revisar as rodas do seu carro.

Caso a manutenção não tenha sido feita corretamente, observe se os pneus passaram por algum tipo de reparo, o que pode afetar o preço final do carro. Não leve a roda para qualquer lugar, pois o que deveria ser barato na teoria pode ser muito caro em vários aspectos.

Quanto tempo leva para restaurar uma roda?

Depende dano na roda. A devolução da mercadoria leva em média de dois a três dias. Mas pode variar mais ou menos dependendo do dano da roda.

Pequenos arranhões e furos demoram mais para consertar do que amassados. E a razão para isso é bem simples: como a roda tem acabamento em epóxi, ela deve ser levada a um banho químico, que nada mais é do que remover sujeiras e óxidos de superfícies metálicas. Isso garante que a pintura dure melhor e que não haja diferenças de cor entre as bordas, além de evitar que pequenas sujeiras atrapalhem a estética da borda. Após esse banho químico, é feito o jateamento para corrigir as imperfeições e por fim finalizar a pintura.

Rodas irregulares demoram a se transformar devido ao superaquecimento. Portanto, eles precisam de mais tempo para aquecer, moldar e resfriar novamente para ficarem rígidos e duros novamente.

Quanto custa atualizar as rodas?

O preço desse tipo de serviço varia:

  • Carros hatch compactos: R$ 300-350;
  • Carros maiores, como SUVs: R$ 150 por roda;
  • Conserto de pequenos arranhões ou desgastes: R$ 50 e R$ 70;
  • Em carros de luxo: o preço pode ser salgado e chega a R$ 1.500.

Estes preços e ofertas referem-se a rodas de liga leve. O uso de roda de ferro e calota, se estiver danificado, não vale a pena consertar. Em teoria, as rodas de ferro são mais fáceis de reformar, mas como são baratas, é melhor substituí-las por novas. A vantagem vem principalmente da segurança do veículo.

Previous Post
Newer Post

Leave A Comment