Apesar de terem nomes parecidos, eles possuem características e funções diferentes para o transporte de cargas.
Uma das principais diferenças é que o reboque só é atrelado a um veículo motorizado – por exemplo, um carro ou caminhão. Além do dispositivo de engate, o semirreboque também é apoiado na carroceria do veículo – pode ser uma van ou um caminhão.
Esta é a maneira mais fácil de entender as diferenças entre um reboque e semirreboque. Mas é claro que você também precisa conhecer seus usos. Afinal, quando usar um reboque ou semirreboque? E a resposta correta é que tudo depende do tipo e peso da carga transportada.
O que é um reboque?
Um reboque é um dispositivo autônomo que funciona como um transportador de carga acoplado a um veículo motorizado. Embora não seja motorizado, pode equilibrar-se graças ao arranjo padrão de dois ou mais eixos.
O reboque é articulado com um veículo, que pode ser um automóvel de passeio – os mais conhecidos são os chamados carretinhas -, caminhão ou caminhão trator. Essa unidade de carregamento também pode ser acoplada à traseira de um semirreboque, recurso mais utilizado em áreas rurais.
O que é semirreboque?
Semirreboque também é uma unidade de carga independente. No entanto, o semirreboque deve ser acoplado à van ou caminhão, pois não fica somente acoplado, mas também em cima do veículo.
Um semirreboque tem de um a três eixos, portanto não tem equilíbrio próprio.
Qual é a diferença entre um reboque e um semirreboque?
Conforme acima referido, tanto o reboque como o semirreboque são considerados unidades de carga autónomas que requerem articulação do veículo a motor.
A principal diferença entre eles é a forma como são ligados ao veículo:
- O reboque é ligado apenas ao veículo motorizado;
- O semirreboque é engatado e apoiado no veículo automotor.
O que diz a lei sobre o reboque?
Certos regulamentos de trânsito se aplicam ao uso de reboques e carretinhas. Embora não possuam motor próprio, devem obter registro e documentos por serem consideradas entidades independentes.
Embora sejam isentos do pagamento do IPVA, reboques e carretinhas devem ser licenciados.
Os reboques e carretinhas também devem receber equipamentos como:
- Para-choque;
- Para-lama,
- Lanternas,
- Setas,
- Faixas sinalizadoras reflexivas,
- Freios de estacionamento;
- Estepe (facultativo);
- Engate com ligação de energia para conectar o sistema de sinalização.
Para poder dirigir um veículo com reboque, o motorista precisa de uma CNH de categoria B. Entretanto, se o peso bruto do veículo com reboque exceder 3500 kg, a categoria de CNH exigida passa a ser a C.
Já no caso dos condutores de veículos com semirreboque – com mais de 6 mil Kg – e traillers acoplados, precisam estar habilitados na categoria E. Fique atento: caso o motorista não siga essas regras, pode ter o veículo apreendido em caso de fiscalização e receber multa grave.
Seguro de Semirreboque: Como Funciona?
Todo proprietário de reboque deve estar ciente de fazer um seguro de semirreboque. Isso ocorre porque o seguro do trator não cobre separadamente.
No entanto, algumas seguradoras estendem a responsabilidade civil facultativa (RCF-V) de um guincho aos semirreboques a ele acoplados. Isso significa que, em caso de acidente causado por um guincho, onde ocorra uma colisão com um dos semirreboques e cause danos a terceiros, será aplicada a política de guincho.
Outras questões de seguro e serviço também devem ser verificadas.
- Suporte 24 horas – a maioria das seguradoras não oferece seguro;
- Para semirreboques ou reboques, o contrato aplica-se apenas à estrutura, não às mercadorias transportadas;
- Se a causa do acidente for má embalagem da carga, a seguradora pode negar o processo.