Caminhão reboque e semirreboque: quais as diferenças?

Apesar de terem nomes parecidos, eles possuem características e funções diferentes para o transporte de cargas.

Uma das principais diferenças é que o reboque só é atrelado a um veículo motorizado – por exemplo, um carro ou caminhão. Além do dispositivo de engate, o semirreboque também é apoiado na carroceria do veículo – pode ser uma van ou um caminhão.

Esta é a maneira mais fácil de entender as diferenças entre um reboque e semirreboque. Mas é claro que você também precisa conhecer seus usos. Afinal, quando usar um reboque ou semirreboque? E a resposta correta é que tudo depende do tipo e peso da carga transportada.

O que é um reboque?

Um reboque é um dispositivo autônomo que funciona como um transportador de carga acoplado a um veículo motorizado. Embora não seja motorizado, pode equilibrar-se graças ao arranjo padrão de dois ou mais eixos.

O reboque é articulado com um veículo, que pode ser um automóvel de passeio – os mais conhecidos são os chamados carretinhas -, caminhão ou caminhão trator. Essa unidade de carregamento também pode ser acoplada à traseira de um semirreboque, recurso mais utilizado em áreas rurais.

O que é semirreboque?

Semirreboque também é uma unidade de carga independente. No entanto, o semirreboque deve ser acoplado à van ou caminhão, pois não fica somente acoplado, mas também em cima do veículo.

Um semirreboque tem de um a três eixos, portanto não tem equilíbrio próprio.

Qual é a diferença entre um reboque e um semirreboque?

Conforme acima referido, tanto o reboque como o semirreboque são considerados unidades de carga autónomas que requerem articulação do veículo a motor.

A principal diferença entre eles é a forma como são ligados ao veículo:

  • O reboque é ligado apenas ao veículo motorizado;
  • O semirreboque é engatado e apoiado no veículo automotor.

O que diz a lei sobre o reboque?

Certos regulamentos de trânsito se aplicam ao uso de reboques e carretinhas. Embora não possuam motor próprio, devem obter registro e documentos por serem consideradas entidades independentes.

Embora sejam isentos do pagamento do IPVA, reboques e carretinhas devem ser licenciados.

Os reboques e carretinhas também devem receber equipamentos como:

  • Para-choque;
  • Para-lama,
  • Lanternas,
  • Setas,
  • Faixas sinalizadoras reflexivas,
  • Freios de estacionamento;
  • Estepe (facultativo);
  • Engate com ligação de energia para conectar o sistema de sinalização.

Para poder dirigir um veículo com reboque, o motorista precisa de uma CNH de categoria B. Entretanto, se o peso bruto do veículo com reboque exceder 3500 kg, a categoria de CNH exigida passa a ser a C.

Já no caso dos condutores de veículos com semirreboque – com mais de 6 mil Kg – e traillers acoplados, precisam estar habilitados na categoria E. Fique atento: caso o motorista não siga essas regras, pode ter o veículo apreendido em caso de fiscalização e receber multa grave.

Seguro de Semirreboque: Como Funciona?

Todo proprietário de reboque deve estar ciente de fazer um seguro de semirreboque. Isso ocorre porque o seguro do trator não cobre separadamente.

No entanto, algumas seguradoras estendem a responsabilidade civil facultativa (RCF-V) de um guincho aos semirreboques a ele acoplados. Isso significa que, em caso de acidente causado por um guincho, onde ocorra uma colisão com um dos semirreboques e cause danos a terceiros, será aplicada a política de guincho.

Outras questões de seguro e serviço também devem ser verificadas.

  • Suporte 24 horas – a maioria das seguradoras não oferece seguro;
  • Para semirreboques ou reboques, o contrato aplica-se apenas à estrutura, não às mercadorias transportadas;
  • Se a causa do acidente for má embalagem da carga, a seguradora pode negar o processo.
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