Já passou algum tempo com o seu veículo e acha que não vale a pena fazer um seguro? Agora você pode proteger seus pertences alugando um seguro auto temporário! Veja como funciona!
Quando se fala em seguro de carro, todo mundo já pensa em um produto que dura 12 meses e cujo objetivo é proteger o carro nesse período. Acontece que nem sempre é necessário e aí muita gente acaba não fazendo seguro por não conhecer os produtos do mercado, por exemplo, se uma pessoa necessitar de utilizar o carro por um curto período de tempo, por exemplo um mês, pode contratar um seguro automóvel temporário.
Ótima opção caso o usuário não queira contratar a apólice de 01 ano apenas porque não é obrigatório, o seguro temporário geralmente cobre o veículo por um período mais curto, geralmente em torno de 30 dias, por isso é um seguro de carro acessível.
No entanto, esse prazo pode variar de acordo com a seguradora ou conforme a necessidade do cliente. Este é um serviço ainda pouco conhecido no mercado e muitas pessoas o consideram seguro com uma assinatura. No entanto, sua demanda cresceu muito, mas infelizmente nem todas as seguradoras possuem este produto, e você precisa fazer muita pesquisa ao comprar um seguro temporário.
Encontre também preços realmente acessíveis para o seu caso, pois existem muitas opções de seguros de automóveis no mercado.
Como escolher um seguro de carro temporário
Ao escolher um seguro de carro temporário, as regras geralmente não são muito diferentes de procurar um seguro de carro tradicional ou um seguro de carro. Segundo o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), é importante saber mais sobre o serviço, como garantias e valor do prêmio, antes de assinar um contrato.
Outras dicas incluem:
- Pesquise diferentes seguradoras para este tipo de seguro.
- Solicite um orçamento e veja quais os seguros que estão incluídos no seguro automóvel diário. Em muitos casos, é possível obter essas informações online, o que aumenta a comodidade e a agilidade.
- Depois de coletar várias citações, compare-as. Assim você encontra a empresa com o melhor preço e também a cobertura mais adequada.
- Não fique preso ao preço de, digamos, seguro Onix, mas considere também o seguro oferecido.
- Estamos a falar de um seguro automóvel temporário. Portanto, não se esqueça de verificar os termos de garantia. Não vale a pena fazer um seguro por 15 dias se você ficar com o veículo por 30 dias.
Como funciona o seguro automóvel temporário?
O seguro automóvel temporário funciona como um seguro automóvel diário, então isso é feito de acordo com os dias que você fica com o veículo. Cada seguradora de automóveis funciona de maneira diferente e algumas especificam um período mínimo, assim é possível ajustar o seguro de acordo com o período de utilização do veículo.
Durante o período de vigência do seguro temporário de automóvel, o segurado tem o direito de utilizar todos os serviços disponíveis, como assistência 24 horas ou, por exemplo, conserto de vidros. Isso pressupõe que essas margens sejam especificadas no contrato.
Cada seguradora é livre para ditar o escopo e as condições deste tipo de seguro de carro, especialmente no caso de um veículo Uber usado, pois nem todas as seguradoras aceitam Uber. Além disso, ao oferecer um seguro para carros antigos, você deve estar atento às regras de cada empresa. No entanto, essas regras devem estar de acordo com as normas estabelecidas pela Superintendência de Controle de Seguros Privados (SUSEP).
Por exemplo, cumprimento do prazo de 30 dias para liberação da indenização. À semelhança do seguro automóvel convencional, o adquirente do serviço deve apresentar um conjunto de documentos, incluindo documento do veículo e carta de condução.
Qual é a duração normal do seguro automóvel temporário?
Cada seguradora pode escolher com flexibilidade a duração do seguro temporário, porém, o mais comum é que o produto seja oferecido por 30 dias ou 6 meses. As seguradoras de veículos que oferecem serviço mensal permitem prorrogações pelo mesmo período.
Por exemplo: Se quiser manter a apólice por apenas 3 meses, você pode contratá-la por 30 dias e renová-la duas vezes. No entanto, não há regra definitiva. É possível obter essa informação exata sobre o seguro a ser contratado somente consultando as seguradoras.
O seguro temporário vale a pena?
Em geral, a devolução do seguro de carro temporário não vale a pena, mesmo sendo um seguro de carro barato. Isto porque o valor desta apólice de prazo mais curto costuma ser superior ao dos seguros tradicionais face ao custo do período correspondente. Geralmente não há grandes mudanças nos métodos de trabalho do operador e esse custo deve ser repassado ao cliente.
Porém, quem busca esse tipo de seguro de carro sabe que está correndo um risco ao possuir um veículo, mesmo que esteja com pouco tempo. Se a ideia não for impotente, o melhor é tomar precauções. Mas quando você pensa sobre isso, o seguro é sempre mais barato do que nenhum seguro.
Se você comparar o valor pago pelo conserto de um veículo roubado com o valor do seguro, é possível perceber que o valor do seguro neste caso é irrisório, por isso, quem deseja dirigir com segurança e sem prejuízos financeiros pode encontrar no seguro temporário uma boa opção. Como o nome sugere, está disponível apenas por um curto período de tempo, com um período de validade mais curto do que o seguro normal.
Mas se você acha que não é isso que procura, existem muitas opções de seguro de carro barato no mercado com apólices tradicionais.
Para quem é indicado o seguro auto?
O seguro automóvel temporário destina-se a quem necessita de proteção apenas por um período curto, inferior a 12 meses. Frequentemente usado por pessoas que estão de férias ou que trabalham em outro lugar e usam um carro que não é seu.
Essa regra do “carro que não é seu” geralmente se aplica principalmente quando uma pessoa usa um carro da empresa ou pega emprestado de um amigo. Em ambas as situações, é importante certificar-se de que o carro já não possui seguro veicular, para que você não faça um seguro à toa.
Vale ressaltar também que o carro alugado em sua maioria já está segurado, onde o usuário paga pela proteção com um pagamento já embutido no contrato de locação. Assim você não precisa se preocupar se seu carro sofrer um acidente. De qualquer forma, verifique o seguro do carro alugado.
Principalmente: não se esqueça de seguir as regras da locadora.
Por exemplo, se você dirigir embriagado, além de cometer uma infração gravíssima, fica impotente para o seguro do seu veículo. Portanto, você mesmo deve pagar pelos danos ao carro.
Há perfis para esta política?
Sim, existe uma análise de perfil para a contratação do seguro automóvel temporário. Além disso, como no seguro de carro tradicional, você deve preencher um longo formulário com informações como idade, sexo e endereço do motorista.
Ao contratar um seguro temporário de carro, você também deve enviar dados para uma análise do perfil do motorista. Isso porque quanto maior o perfil de risco do motorista, mais caro é o seu seguro, como por exemplo, homens jovens pagam mais pelo seguro do que mulheres motoristas. No entanto, elas têm menos acidentes do que motoristas do sexo masculino.
Quando a seguradora percebe que tem mais possibilidades de indenizar o usuário, ela cobra mais pelo seguro.
Contratação do seguro temporário do automóvel
O seguro temporário do automóvel pode ser contratado diretamente na seguradora ou por meio de intermediários. No caso locação de veículos, este tipo de seguro pode ser celebrado diretamente pela locadora, caso não conste já no contrato de aluguel.
Nem todas as seguradoras oferecem esse serviço, pesquise cuidadosamente qualquer empresa que tenha essa opção. Após uma pesquisa minuciosa, compare as coberturas e preços oferecidos. Só então escolha a seguradora que mais se adequa às suas necessidades para agendar a vistoria veicular (sim, a vistoria costuma ser obrigatória também neste caso).
Após a vistoria e “homologação” do veículo, o seguro do automóvel pode ser rescindido. Como esse processo, desde a pesquisa até a contratação, pode levar tempo, o ideal é começar a pesquisar antes de precisar de um seguro. Assim que você retirar o carro poderá agilizar o processo e deixá-lo protegido.
As vantagens do seguro temporário de carro
As vantagens do seguro temporário de carro podem torná-lo muito interessante. Os mais importantes são:
- A possibilidade de ajustar o número de dias de seguro de acordo com as suas necessidades;
- O processo de compra é menos burocrático que o seguro tradicional;
- Você só paga pelo tempo que pretende usar;
- Qualquer pessoa qualificada pode obter este seguro.
Valor do Seguro Temporário
O valor do seguro temporário auto varia conforme a seguradora, as datas de contratação e as coberturas selecionadas. É possível pagar ao dia ou para encomendas fechadas em determinada data. Há muita pesquisa a ser feita para obter um seguro de carro temporário mais barato.
Pensando nisso, solicite diversas cotações de seguradoras que oferecem esse serviço. Assim é possível encontrar as melhores opções do mercado tanto em cobertura quanto em preço.
Para tornar o seguro do carro mais acessível, você também pode instalar um rastreador no carro. Este dispositivo facilita a localização de um veículo após ter sido furtado ou furtado.
A seguradora percebe assim que tem um risco menor de pagar o benefício integral do seguro de carro que economiza. Ele “repassa” essa economia ao consumidor e cobra menos pela cobertura.
Quais seguradoras oferecem seguro temporário de carro?
Nem todas as seguradoras trabalham com seguro auto temporário ou seguro auto mensal. Este tipo de contrato é geralmente feito para veículos alugados, por exemplo, em conexão com uma viagem, ou mesmo para quem usa um carro alugado. Por isso, as empresas que oferecem esses serviços já possuem parcerias com seguradoras. Certifique-se ao contratar o serviço.
Como é calculado o momento certo para usar o seguro temporário?
Se decidir contratar um seguro automóvel temporário, é importante estar atento ao período durante o qual deve usufruir desta proteção. É recomendável contratar o seguro do carro no momento em que seu veículo está mais sujeito a possíveis acidentes. Isso significa que se você perceber que o risco de um anúncio é maior.
As situações mais comuns são: viajar, trabalhar em outro local sem garagem e residir temporariamente em local sem garagem. É importante levar em consideração o que cada seguradora de carro oferece e suas regras para evitar surpresas na hora de utilizar essa cobertura.
O que é seguro auto pré-pago?
Outro tipo de seguro de veículo considerado temporário é o seguro pré-pago, que é aquele em que o usuário “coloca créditos” na plataforma e os utiliza toda vez que o seguro é acionado. Com o seguro “desligado”, o crédito fica guardado, mas o carro também fica desprotegido.
Imagine seu carro parado em uma garagem a semana toda enquanto você pega o transporte público para o trabalho. Nesse caso, o seguro do carro pode ser cancelado em até uma semana e você não pagará nada por ele.
Quando sair de carro no fim de semana, basta ativar a proteção. Então você pode dirigir com a certeza de que, se algo acontecer, você receberá ajuda da seguradora.
Seguro pré-pago vale a pena?
A Susep regulamentou recentemente esse tipo de seguro veicular e muitas empresas ainda não o oferecem. O seguro pré-pago, também conhecido como seguro sob demanda ou seguro premium, geralmente oferece a cobertura mais comum, sendo elas roubo, furto, perda total, avarias e danos materiais a terceiros.
Geralmente é possível adicionar cobertura adicional ao plano selecionado, afinal, em dias ou meses, o usuário pode economizar até 80% do que gastaria com um seguro comum. No entanto, esse tipo de seguro nem sempre é acessível, embora ajude a manter o veículo seguro.
Então, a proteção pré-paga vale a pena? De fato, a proteção pré-paga só aparece se o veículo for muito pouco usado, caso contrário, os custos de crédito são altos, de modo que os valores são semelhantes aos seguros temporários regulares. Ou ainda semelhante ao preço do seguro automóvel normal, sendo importante avaliar bem a escolha.
Depois disso, você tem que procurar empresas que ofereçam o serviço na sua cidade, pois ainda são poucas no Brasil. Também é importante observar que cada empresa tem uma abordagem diferente para o seguro pré-pago.
Por exemplo, alguns permitem ativar a proteção com um smartphone, outros estão conectados diretamente ao Facebook Messenger ou aos próprios dispositivos da seguradora.
Ao escolher um serviço, certifique-se de que essa necessidade de “entrar e sair” não o incomode, principalmente porque se você esquecer de fazer o seguro do veículo e acontecer um acidente, você não terá nenhum suporte da seguradora, pois sua proteção está esgotada e o seguro do carro não precisa se responsabilizar.
Agora você conhece algumas das opções de seguros temporários de automóveis disponíveis no mercado.