Talvez você conheça alguém que já teve o seguro negado por uma seguradora, ou até mesmo passou por essa situação por qualquer motivo. Mas e como ocorre a investigação de um sinistro?
A apuração de fatos é como uma espécie de proteção de capital, ou seja, deve ser feito de forma a que a atribuição da indenização à empresa prestadora do serviço de seguros não seja prejudicada numa situação em que ela não existisse.
Por que (e quando) uma reclamação deve ser investigada?
Em primeiro lugar, é importante fazer essa análise e quando fazê-la. Essa é uma medida fundamental para todas as empresas do setor, pois é uma forma de mostrar que uma pessoa teve um problema coberto pelo seguro e, portanto, exige uma ação da seguradora. Ou seja, a empresa pode ter certeza absoluta de que o cliente realmente teve um problema e precisava da ajuda que contratou.
Mas quando deve ser feito? Sempre que uma pessoa tem um problema e informa a empresa sobre isso, para que, por exemplo, não seja feito um reembolso incorreto, isso por que existem pessoas que falsificam ou manipulam um evento para obter uma indenização da empresa e ganhar dinheiro com a seguradora. E é a consideração desse fato que torna o estudo necessário.
Como é feita a pesquisa?
Sobre seguro de carro, a forma de analisar e comprovar que uma pessoa realmente teve um problema é através do cheque do seguro. Nesse método, um especialista vai até o local para avaliar o estado geral do carro e os danos causados à seguradora. Se for comprovado que a pessoa realmente teve que passar por um acidente de trânsito que danificou o veículo e que deve ser paga uma indenização a ela, ela será cancelada.
A SUSEP (Superintendência de Seguros Privados) estipula que todas as empresas do setor têm o prazo máximo de 30 dias para resolver o pedido de recusa ou confirmação do pagamento da indenização.
É importante lembrar que esse processo também pode ser feito sozinho e virtualmente graças ao crescimento dos seguros online. Para isso, você precisa ter ao seu lado o serviço de uma seguradora digital que lhe ofereça essa opção. Então, basta tirar fotos do seu veículo e enviar para a empresa, que ficará responsável por conferir as fotos e verificar o bom estado do seu carro.
E se você não tem certeza do que é normal, já que este não é um serviço oferecido por todos os seguros de veículos, recomendamos que você pergunte à empresa se isso é possível ou se você precisa aguardar um especialista autorizado. venha conferir o carro.
A investigação acabou, e agora?
Depois de concluir a análise da seguradora do veículo, chegará o momento em que você saberá se terá seu dinheiro de volta ou não. Caso seja aprovado, a empresa entrará em contato para enviar os dados bancários da conta alvo para a transferência do valor.
O que acontece se um pedido for negado?
Existem fatores que podem fazer com que um sinistro seja indeferido pela seguradora, como o não pagamento do prêmio em dia, o descumprimento da regra de manutenção do plano ou o sinistro não coberto pelo plano.
Nessa situação, é mais comum que o segurado não receba o valor que deveria receber. E se alguém tiver certeza de que a decisão foi errada, ele tem um ano – após saber da rejeição do sinistro – para entrar com uma ação contra a seguradora.