Quanto tempo o seguro paga o veículo?

Proteger seu veículo é importante para quem quer proteger e zelar um bem tão valioso. Por isso é muito importante saber melhor que tipo de seguro você tem ou deseja fazer para o seu carro. Você precisa saber quais situações ele cobre e entender como funciona, como a data de validade do seguro auto.

A esse respeito, é importante saber que o pagamento da indenização só se inicia quando o pedido de indenização for formalizado junto à seguradora. O valor recebido por meio de um pedido de indenização é contratual e pode ser parcial ou total.

Mas se você não entende muito de seguros, sinistros e prazos, não se preocupe, leia este artigo e entenda mais sobre!

Qual o prazo para a seguradora ressarcir a perda do seguro do carro?

O prazo de indenização do seguro automóvel é de 30 dias, contados a partir da comunicação do sinistro à seguradora e do recebimento pela mesma de todos os documentos necessários e completos. Trata-se de uma regulamentação da Susep (controle de seguros privados) que se aplica a todas as seguradoras.

É importante observar que se a seguradora demorar para enviar os documentos, pode-se considerar que o prazo foi excedido, pois a validade começa a contar somente quando todos os documentos forem apresentados. Tudo o que você precisa para reivindicar a compensação deve estar no contrato.

No entanto, o término desse prazo pode até ser interrompido, mas somente se novos documentos forem exigidos pelo contratante por motivo justo e justificado. Desta forma, a validade começa a partir do dia útil seguinte ao dia útil em que a seguradora atende integralmente às solicitações do segurado. Ou seja, há um prazo máximo de 30 dias para o pagamento da indenização. E vale lembrar que é muito importante que o segurado ou beneficiário solicite à seguradora o registro desse processo, para que seja identificada a data de recebimento do aviso de sinistro e também a data de envio dos documentos.

É possível perder a indenização?

Isso é possível caso o segurado abandone a apólice do seguro do carro após o prazo de indenização, ou seja, se ele ultrapassar o limite para reclamar o direito à indenização. Este período pode variar dependendo se a pessoa é segurado ou terceiro.

Nesse sentido, o segurado é quem faz o seguro, ou seja, seu nome deve estar indicado no seguro. A terceira é aquela em que o dano causado pela seguradora é intencional ou não.

Se um terceiro estiver envolvido em um acidente em que o responsável tenha seguro contra terceiros (que inclui responsabilidade civil), ele tem três anos para cobrar direitos decorrentes da colisão.

No caso da seguradora, a limitação é de 1 ano a partir do dia da comunicação do sinistro e da documentação junto à seguradora. Este prazo pode ser suspenso caso a seguradora analise integralmente o risco, os documentos e o processo, caso em que a validade será suspensa.

Além disso, há oportunidades de perder a compensação se surgirem problemas, por exemplo:

  • se a seguradora tiver feito uma reclamação grave ou fraude;
  • se a reclamação for feita de má-fé e fundamentada em mentira;
  • quando falsas alegações são encontradas;
  • tentativas de obtenção de benefícios de seguros ilegais;
  • se a seguradora aumenta deliberadamente o risco.

Qual é a diferença entre um reembolso parcial e total?

Compensação parcial é quando a seguradora reembolsa os custos de manutenção para reivindicações de colisão onde há uma oportunidade de consertar o veículo. Integral é quando há a chamada perda total (PT), que pode ocorrer em decorrência de colisão ou furto ou furto sem operar o carro.

Vale ressaltar que não há diferença entre o período de indenização do seguro de automóvel conforme a modalidade parcial ou integral. Ou seja, a devolução do dinheiro do seguro ou a reparação da viatura devem ser feitas da mesma forma no prazo máximo de 30 dias.

Quanto tempo leva para o seguro pagar o sinistro total (PT)?

Se você se envolveu em um acidente e seu carro está completamente danificado, de acordo com o Regulamento da Instituição de Seguros Privados (Susep), você tem no máximo 30 dias a partir do momento em que fornece todos os itens essenciais para pagar a indenização. coisas documentos exigidos pela seguradora.

 

Cuide de seu automóvel e faça um seguro para sua comodidade, conforto e segurança.

 

Previous Post
Newer Post

Leave A Comment