O que é cobertura básica de seguro?

O seguro automóvel com cobertura básica protege o veículo contra “danos graves”. Caso não considere a opção suficiente, o motorista pode contratar serviços adicionais.

As seguradoras consideram que a principal proteção do seguro automóvel é a proteção da carroçaria do veículo. Em geral, o seguro básico de carro protege contra incêndio, acidentes e roubo. Existem outras reivindicações listadas, mas elas podem variar a depender da cobertura.

Por isso, é importante pesquisar bem o seguro desejado para então ter certeza de que está contratando o que melhor atende aos seus objetivos.

Listamos as proteções encontradas em seguros básicos e seguros abrangentes.

Seguro básico de carro

Como já visto, o objetivo do seguro básico é proteger o veículo contra os problemas mais comuns, sendo eles colisão, incêndio, roubo ou furto, bem como problemas causados ​​por tempestades, inundações, raios, etc.

Este tipo de seguro também pode incluir a chamada responsabilidade civil facultativa por veículos (RCF-V). Nesse caso, a seguradora é obrigada a indenizar os prejuízos a terceiros. Os danos podem ser pessoais, morais ou materiais e são pagos quando o veículo segurado se envolve em um acidente.

Como funciona o benefício do seguro?

O pagamento da indenização à seguradora obedece a duas regras. No primeiro caso o conserto custa no máximo 75% do valor do veículo. Assim, a seguradora arca com parte dos custos.

O consumidor deve pagar uma franquia para reparar o veículo. A franquia é o valor da responsabilidade individual nessas situações.

Então imagine que seu carro sofreu um acidente. Seu conserto custa R$ 3.000 e a franquia é de R$ 500. Nessa situação, você pagará R$ 500 do valor, enquanto os R$ 2.500 restantes serão pagos pela seguradora pelo conserto.

É importante dizer que a seguradora só pagará parte dos valores se  forem superiores à franquia do usuário. Caso contrário, a própria pessoa deverá pagar pelo reparo.

Se o conserto representar mais de 75% do valor do carro, o procedimento é diferente. Nesse caso, a seguradora paga ao consumidor um valor igual ao valor total do veículo. Normalmente, é utilizado o valor definido na tabela FIPE. Assim, o usuário pode comprar um carro novo. O procedimento é o mesmo se o carro for roubado e não puder ser recuperado.

Independentemente da forma de pagamento, o consumidor deve registrar o problema na seguradora e solicitar um orçamento. A seguradora tem o prazo máximo de 30 dias para concluir o processo interno e oferecer a indenização a ser paga. O prazo é comum a todas as empresas porque foi estabelecido pela Susep (superintendência de seguros privados).

Quais coberturas adicionais estão disponíveis?

Se você sentir que a cobertura básica do seguro de carro não lhe atendeu, pode contratar um seguro adicional para seu carro. Cada nova capa requer um valor adicional.

Existem várias maneiras de obter cobertura adicional e elas variam de acordo com a seguradora. Os mais comuns são equipamentos de proteção tais como rádios e televisores, e também danos a vidros, lanternas, faróis e espelhos.

Algumas seguradoras também oferecem assistência 24 horas, 7 dias por semana, carro reserva e muito mais.

Cobertura básica ou completa: qual comprar?

É difícil concordar com a importância do seguro de carro. Além de proteger o consumidor contra prejuízos financeiros, esse serviço garante a manutenção do carro e, se necessário, a assistência.

Porém, cerca de 70% dos veículos no Brasil trafegam sem seguro. Os dados são da Confederação Nacional das empresas de Seguros Gerais (CNSEG). Para não entrar nessa estatística, considere ao menos obter um seguro básico de carro.

Consulte um corretor antes de escolher um seguro básico ou adicional.

Previous Post
Newer Post

Leave A Comment