Ao planejar sua viagem para o exterior, é importante conhecer as regras do país, pois pode haver exigências quando se entra no território estrangeiro, ocasionando problemas e impedimentos na sua viagem e passeio.
Mas calma, alguns países já têm acordo com o Brasil, em que se pode transitar com um carro estrangeiro, são eles: Uruguai, Paraguai e Argentina, que você precisará obter a Carta Verde.
Mas o que é a Carta Verde e como pode tirar.
O que é a Carta Verde?
É um seguro obrigatório para danos a terceiros e sinistros, danos físicos e materiais, que serão ressarcidos através da Carta Verde, como uma espécie de passaporte para o veículo, inclusive motos.
A Carta Verde foi criada em 1995, e caso se adquira um veículo nesses países, não substituirá o seguro de carro no Brasil. Ainda, o seguro do Brasil não substitui a Carta Verde.
Agora se você for visitar esses países e quiser alugar um carro, não é necessário a Carta Verde, somente cuide dos documentos solicitados para dirigir, no caso de estrangeiro.
Como tirar a Carta Verde?
É bem fácil tirar a Carta Verde, entrando em contato com uma seguradora. Solicite então o documento de solicitação e ele lhe pedirá os documentos. Após o preenchimento, a emissão leva em média 30 minutos, pagando o boleto para validação.
Segue as formas de tirar a Carta Verde:
- Seguradoras: maneira mais conhecida e frequente de tirar esse seguro;
- Consulados: carta em consulado, acontece bastante no Uruguai;
- Agências bancárias: a maioria dos bancos realizam a emissão da Carta Verde, sem conta no banco.
- Na fronteira do país: menos indicado, não é bom deixar para a última hora e demora muito mais fazer a carta na fronteira do país. Na fronteira significa que pode ser feita em um banco próximo da fronteira.
Leve consigo o comprovante da Carta Verde para evitar qualquer problema.
A taxa pode variar de acordo com o tempo de permanência e quais os danos de cobertura, ou seja, para uma viagem de 3 dias, o plano pode ser a partir de R$ 48,00. A Carta Verde pode ser contratada pelos motoristas da viagem. Sem a apresentação do seguro, você poderá ser impedido de entrar nestes países.
Cobertura da Carta Verde
Para cobrir as indenizações de danos causados em veículos a terceiros, proprietários ou condutores de veículos de passeio, caso aconteça algum acidente.
O detalhe da cobertura são:
- Dano material a terceiros;
- Dano corporal a terceiros, tais como morte, invalidez, despesas hospitalares, etc;
- Honorários advocatícios, caso necessário.
Há limite para as indenizações, como 40 mil dólares por pessoa nos danos corporais e 20 mil dólares para terceiros.
A Carta Verde não cobre problemas mecânicos, sendo necessário solicitar um seguro estendido.
Como acionar o seguro em caso de acidente?
A seguradora geralmente possui telefone de contato, conforme a localidade em que estiver e atendimento por chat ou app, então confira a apólice de seguro com o corretor antes da viagem para obter as informações pertinentes e quais os canais de atendimento.