Quando compramos um automóvel, sabemos que há gastos extras não somente com o carro em si, mas um dos principais seria o seguro do veículo, que garante cobertura contra os danos que podem vir a ocorrer com o veículo.
É importante entender com o corretor detalhadamente o que o seguro cobre e inclui.
A franquia é parte obrigatória do seguro, onde o segurado paga um valor conforme o tipo do sinistro.
Continue a leitura e entenda mais sobre franquia de seguro!
O que é uma franquia de seguro?
Ao contratar um seguro, a franquia faz parte obrigatória para o segurado, tanto em seguro residencial ou veicular, para os casos em que há evento de sinistro.
Ao sofrer uma batida de carro, aciona-se o seguro para realizar o reparo, e é nesse momento que há o pagamento da franquia conforme contratação, sendo pago diretamente para a oficina, logo após a aprovação por parte da seguradora.
Entenda agora quais os tipos de sinistro e o pagamento de franquia:
Sinistro Integral
Quando o bem é irrecuperável ou possui danos 75% maior que o valor do automóvel, sendo o segurado ressarcido e não há pagamento de franquia. Também não é pago franquia nos casos de veículo furtado ou roubado. É realizada a análise do custo-benefício para avaliar os estragos e se compensa o conserto. A segurado devolverá o valor conforme a tabela FIPE.
Sinistro Parcial
Quando o dano é inferior a 75% do valor do automóvel, sendo obrigatório o pagamento da franquia, ocorrendo quando ocorrem causas naturais, colisões, furto ou roubo. Também em casos de veículo recuperado com avaria, devendo comunicar o crime com boletim de ocorrência e a polícia tem 30 dias para encontrar o veículo, acompanhando as investigações.
Sinistro terceiros
Quando envolve terceiros, há pagamento de franquia se o seguro estiver contemplado com dados a terceiros. Cabe a quem causou o acidente arcar com os reparos ou acionar o seu seguro. No caso de o responsável pelo acidente não possuir seguro, a seguradora cobre os gastos e solicita ressarcimento.
Sinistro com valor inferior a franquia do seguro
Nos casos de acidentes com valor de reparo menos que a franquia, não há cobrança porém o responsável pelo carro arca com o pagamento dos reparos.
Sinistro de imóveis
A franquia nesse caso varia conforme a cobertura. Case seja uma situação imprevista como queda de raio com prejuízos, o segurado não paga franquia.
Tipos de franquia de seguro auto
Entendendo sobre franquias e sinistros, entenda as franquias disponíveis de seguro auto:
Franquia básica: o segurado contribui financeiramente com os prejuízos indenizáveis, como batida leve, sendo a mais comum das apólices.
Franquia ampliada: o segurado participa 100% ou até 200% financeiramente com os prejuízos indenizáveis porém obtém desconto no valor do seguro.
Franquia reduzida: o segurado para 50% do valor da versão básica, tendo menos participação nos prejuízos indenizáveis, tendo um valor mais alto pelo seguro.
Mas como saber qual o melhor tipo de franquia? Leve em consideração os itens abaixo:
Uso do veículo: se o carro é utilizado para trabalho, terá mais chances de acionar o seguro, então vale a pena a franquia reduzida mesmo tendo a apólice mais cara;
Situação financeira: verifique seu orçamento antes da contratação, e nesse caso a franquia ampliada é mais recomendada para pessoas que querem proteção mas não podem pagar tanto pela apólice.
Claro, independente do tipo de apólice e seguro, dirija com cuidado para estar seguro e também para obter vantagens na hora da cotação e sempre seja verdadeiro na hora de repassar as informações.
- Avalie os pontos de atenção:
- Conheça as coberturas básicas;
- Avalie as coberturas adicionais;
- Considere a importância ou necessidade de serviços extras como carro reserva e guincho 24 horas;
- Área de abrangência da apólice.